Isolada do mundo, a vida na Coreia do Norte continua a ser um ponto de curiosidade para quem está de fora.
Estas fotos foram tiradas pelo fotografo Eric Lafforgue, são fotos que não foram eliminadas, são pequenos retratos do pouco que o governo deixa os turistas ver.
Na Coreia do Norte os turistas são sempre acompanhados de dois guias, qualquer sitio que se vá, e não podem escolher para onde querem ir, teem de seguir um program restrito.
Uma vista de Pyongyang, tirada do Yanggakdo hotel. Podemos encontrar na net uma famosa fotografia tirada de satelite mostrando a peninsula coreana de noite, com uma grande diferença entre as duas coreias. Na Coreia do Norte não existe iluminação publica, e as pessoas usam lampadas de muito reduzida potencia. A capital "Pyongyang" é surreal tanto de dia como de noite. Devido à crise do petroleo não existe transito à noite e a vida nocturna é virtualmente não-existente. Apenas os monumentos permanecem acesos durante as festividades. De hora em hora, das 6 da manha até à meia-noite, altifalantes cantam musicas patriotas. Os turistas são totalmente proibidos de sairem dos seus hoteis para passearem pela cidade, mesmo sendo Pyongyang seguro.
As autoestradas são enormes e sem carros. Os aviões poderiam aterrar aqui. Pode-se mesmo ver miudos a brincar no meio da estrada. Aliás, a segurança é o maior problema pois as crianças e os idosos não estão habituados a ver carros, atravessam as ruas a qualquer momento sem estarem atentos. Os unicos carros que podem ser vistos são os militares, e a maioria estão parados na berma avariados. Ou pode-se ver mercedes novos a alta velocidade pertencendo a oficiais da Coreia do Norte.
Uma grande quinta industrial, Chong He, onde os camponeses mostram orgulho das numerosas visitas dos lideres. Até construiram um museu para mostrar aos visitantes que a quinta funciona bem.
Ao mesmo tempo, o Programa Alimentar Mundial anuncia que milhões de norte-coreanos passam fome.
Gigante movimento em massa no estadio de Pyongynag. O maior do mundo, com capacidade para 150.000 pessoas. Maioritariamente suportados por miudos, de cada vez que cada um deles vira o cartaz para criar uma nova figura gigante, gritam.
A lenda (ou historia, na ideia dos norte-coreanos) diz quesays that Kim Il Sung, using the two pistols inherited from his father as his asset, founded the Anti-Japanese People’s Guerrilla Army (AJPGA), the first of its kind in Korean history, in April Juche 21 (1932). So if you visit NK, you will see many times printings of those 2 pistols.
North Korean kids learn that KIm IL Sung has liberated with 2 pistols...
Jardim de recreio de uma escola
Ele não deve saber quem é o puto amarelo da camisola, pois as estações de televisão estrangeiras são proibidas, mesmo as antenas parabólicas.
Um poster nas ruas de Pyongyang.
Os americanos que visitam a Coreia do Norte não podem ficar mais de 3 dias e ainda teem de pagar um imposto alto para poderem entrar.
Aqui os norte-coreanos depositam flores para mostrar respeito ao grande lider Kim Il Sung.
Os turistas são convidados a fazer o mesmo. Estas raparigas foram filmadas pela NK TV. Mais tarde, a televisão transmitia a mensagem de que turistas de todo o mundo vinham mostrar respeito pelo grande lider. Mestres em propaganda!
Mostrar tributo ao lider lider Kim Il-Sung.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário