Em 2009, o Estado prevê investir 6,3 milhões de euros na ampliação do terminal de contentores de Alcântara. Esta obra, foi misteriosamente adjudicada sem concurso publico e com direitos de exploração por 27 anos à Liscont, uma empresa do grupo Mota/Engil, de que o ex-ministro socialista Jorge Coelho se tornou presidente há alguns meses.
A ampliação da capacidade do terminal, na ordem da triplicação da sua capacidade, vai implicar a criação de uma muralha de metal e cimento com cerca de 1,5 quilómetros com 12 a 15 metros de altura entre Lisboa e o rio Tejo, afastando mais os lisboetas e aos visitantes do centro de Lisboa e o Tejo.
Por outro lado, os Portos de Setúbal e Sesimbra, vizinhos de Lisboa utilizam apenas cinco por cento da sua capacidade relativa a carga contentorizada!!!!
Uma plateia de personalidades de diferentes áreas e proveniência políticas deu o pontapé de saída de um movimento que pretende barrar o caminho à contentorização da zona de Alcântara - do mesmo modo que há 15 anos um outro movimento impediu a urbanização de vastas áreas da zona ribeirinha. Assinem a petição por eles criada.
http://www.gopetition.com/online/22835.html
terça-feira, 28 de outubro de 2008
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